ANGOLA
País necessita de 130 mil toneladas de sal
Angola carece de 130 mil toneladas de sal por ano, para satisfazer as necessidades humanas de consumo, afirmou domingo, em Luanda, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga.
Ao falar no programa “Espaço Público” da TPA, o governante referiu que hoje o país produz somente 50 mil toneladas de sal/ano, tendo salientado não fazer sentido a actual produção, em função de Angola possuir uma costa marítima com 1.600 kms de extensão.
Para inverter a situação, Pedro Canga realçou que o Executivo aprovou um programa de apoio aos exploradores industriais, destinado a concessão de créditos, equipamentos e prestação de serviços, para a reabilitação de infra-estruturas nas províncias do Namibe, Benguela e Kwanza Sul.
Quanto à produção de açúcar, o engenheiro agrónomo referiu que o país tenciona recomeçar a produzir a partir de 2012 no município de Cacuso, província de Malanje, porquanto a antiga fábrica Tentativa da província do Bengo, já não reúne condições para o efeito.
“Para a produção de açúcar é necessário um espaço suficiente igual ou superior a 10 mil hectares e a zona onde esta a antiga unidade fabril de Tentativa não possui esta extensão de hectares”, justificou o ministro.
Data: 2011-11-15