Ferrovia levou até ao porto de Maputo 25 toneladas de carvão oriundas do Botswana
O porto de Maputo foi o destino da primeira exportação de 25 toneladas de carvão por via ferroviária por parte da Companhia de Recursos Energéticos Africanos (AFR) do Botswana, numa operação que durou quatro dias.
A instituição considera que a exportação de carvão por via ferroviária demonstra ser possível utilizar-se esta infra-estrutura para o transporte do minério referido. As 25 toneladas de carvão saíram do Terminal de Carvão de Sese, na estação ferroviária de Francistown, no Botswana, no dia 3 de Abril, e foram transportadas via Bulawayo, no Zimbabué, até ao porto de Maputo no passado dia 7 de Abril, refere em nota.
O ministro dos Transportes e Comunicações do Botswana, Nonofo Molefhi (na foto), destacou a importância da operação, por demonstrar que “é possível” utilizar a estação ferroviária de Francistown para a exportação do carvão mineral para o porto de Maputo e para os mercados asiáticos.
Nonofo Molefhi destacou a importância do projeto de carvão de Sese para colmatar problemas de energia na região austral de África, nomeadamente os da Eskom, a companhia energética sul-africana. Por outro lado, “a procura continua alta, especialmente na Índia, devido à incapacidade de aproveitar o seu potencial".
Data: 2012-04-16