PAENAL - ANGOLA
Estaleiro naval do Porto Amboim pronto em Junho
O PAENAL (Porto Amboim Estaleiros Navais), que, como o nome indica, se localiza no município do Porto Amboim, província de Cuanza Sul, é um estaleiro naval de grandes dimensões destinado a apoiar as empresas petrolíferas que operam no mar angolano.
Começou a ser construído em 2007 por uma empresa subsidiária do grupo estatal Sonangol, com uma participação de 40%, tendo como associadas estrangeiras a SBW Shipyard, de Singapura, e a sua congénere da Coreia do Sul Daewoo Shipyards, ambas com 30% cada.
O empreendimento ocupa uma área de 23 hectares e é um dos mais modernos do continente africano, possuindo, entre os seus equipamentos, uma grua capaz de suspender carga até 2 500 toneladas, também ela considerada a maior de África, de acordo com o director-geral adjunto do Paenal.
José Lopes, diretor adjunto do PAENAL, disse que a empresa vai dedicar-se fundamentalmente à construção de módulos para barcaças que operam em vários blocos do mar angolano e efetuar trabalhos de metalo-mecânica, construção de bóias, reparação naval, fabrico e montagem de equipamentos para diversos fins, especialmente para a indústria petrolífera. Considerou ainda que, apesar de existirem outros estaleiros em Angola, como o da Sonamet no Lobito e o da Petromar no Soyo, a vantagem do empreendimento do Cuanza Sul reside nas dimensões do cais, que possui 500 metros de comprimento e 10 de profundidade, conferindo-lhe a possibilidade de trabalhar em navios de maior porte.
O cais terá um quebra-mar para resguardar os barcos que meçam entre 300 a 400 metros de comprimento e uma largura de 400 metros, estando a conclusão da obra prevista para junho próximo apesar de já ter sido oficialmente inaugurado e de já estar em funcionamento.
Data: 2012-04-22