MOÇAMBIQUE
Ferrovia entre Nacala e Chiuta com financiamento assegurado
A linha de caminho-de-ferro que vai ligar Chiuta (província de Tete), e Nacala (Nampula), já tem financiamento assegurado, de acordo com declarações do director residente da empresa Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), o moçambicano José Eduardo Dai.
Em declarações ao Notícias de Maputo, José Dai disse que as negociações entre a ERNC e o governo de Moçambique estão em fase avançada e acrescentou que a linha, que irá exigir capitais avultados, terá, numa fase inicial, uma capacidade de 60 milhões toneladas por ano, prevendo-se um aumento posterior para 125 milhões de toneladas anuais.
José Eduardo Dai disse ainda que quando a linha atingir uma capacidade de 40 milhões de toneladas por ano, Moçambique tornar-se-á no quarto maior produtor mundial de carvão.
“A linha de caminho-de-ferro Chiuta/Nampula vai servir todos os operadores de carvão e também transportará carga a granel, além de passageiros e carga geral nos termos das conversações com o governo de Moçambique”, adiantou o diretor residente da ENRC, salientando que os estudos para a construção da linha iniciaram-se há três anos, encontrando-se atualmente na fase da execução do projeto pormenorizado de engenharia.
A ERNC está envolvida no projecto de exploração de carvão em Chitima, na província de Tete, prevendo-se que até aos anos 2015 ou 2016 inicie a exportação daquele minério na ordem de 40 milhões de toneladas ano.
Data: 2012-05-15