COMESA, EAC e SADC projectam zona de comércio livre
Cerca de 100 delegados de 26 Estados-membros do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, desde esta terça-feira, na Grande Baía, no norte das ilhas Maurícias, na sua quarta reunião tripartida sobre a criação de uma zona de comércio livre.
Para o anfitrião, ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional, Arvin Boolell, a integração económica do continente africano vai desempenhar um papel chave no melhoramento da transformação já em curso em África.
Recordou, citado pela Panapress, que, desde o início, foi acordado que o processo de integração regional devia conduzir a termo a "uma grande zona" de comércio livre.
"Todos os países comprometidos neste processo deverão beneficiar deste quadro de integração, quer sejam desenvolvidos, menos desenvolvidos ou pequenas ilhas. Dado o seu isolamento geográfico, estas últimas deverão beneficiar de um tratamento especial para poder conectar-se à África", disse.
Segundo um outro responsável do Governo das Ilhas Maurícias contactado pela referida agência, as exportações intra-regionais entre os 26 países destas três organizações "passaram de sete biliões USD em 2000 para 27 biliões de dólares" em 2008.
Data: 2012-06-06