MOÇAMBIQUE
Estratégia para Desenvolvimento Integrado dos Transportes está em andamento
Eusébio Saide, vice-ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, congratulou-se pelo facto da Estratégia para o Desenvolvimento Integrado dos Transportes, aprovada pelo governo moçambicano, já estar em execução no país com algumas intervenções, principalmente nos portos de maiores dimensões.
Entre os investimentos nos portos, destacou a dragagem do canal de acesso e da bacia de manobras no porto da Beira e a construção do terminal de carvão e a draga oceânica com capacidade de 2500 metros cúbicos, entre outras intervenções.
“A complementar as intervenções em curso no porto da Beira, decorrem trabalhos de melhoria das linhas de Sena e de Machipanda com vista a dotá-las de maior capacidade e segurança”, referiu Saide, citado pelo 'Notícias', de Maputo, após a assinatura do protocolo de entrega formal e aceitação final de três embarcações no âmbito do projecto de “Melhoria das Operações Marítimas do Porto da Beira”.
Tendo em conta a capacidade limitada tanto da linha férrea de Sena como do porto da Beira, decorrem vários estudos para a construção de infra-estruturas que possam assegurar o escoamento das elevadas quantidades dos recursos minerais que se espera atingir nos próximos anos.
A nível ferroviário, nas novas linhas em estudo destacam-se dois ramais que ligarão a linha de Sena à de Nacala para permitir o uso do porto desta última região bem como a construção de uma outra linha ligando Moatize ao porto de Macuse, na província da Zambézia.
“Estas alternativas deverão ser complementadas pela construção de terminais de carvão em Nacala-a-Velha e em Macuse”, concluiu.
Data: 2012-06-28