Pinguins da Patagónia perdidos nas praias do Rio de Janeiro
Cerca de 40 pinguins, pelo menos, foram vistos e resgatados nas praias do Rio de Janeiro. As aves marinhas da Patagónia, no Sul do continente, normalmente viajam até ao Sul do Brasil, mas estas acabaram por nadar até à orla costeira da “cidade maravilhosa”.
Os pinguins da espécie Spheniscus magellanicus, conhecidos como pinguim-Magalhães deram à costa nestes últimos dias e foram resgatados pelos bombeiros no Rio de Janeiro.
Por terem viajado muitas mais centenas de quilómetros do que o habitual, os pinguins emagreceram e estão muito cansados. Os bombeiros levaram-nos para instituições de acolhimento como a Patrulha Ambiental, da Secretaria municipal de Meio Ambiente. Três dos pinguins recolhidos não chegaram vivos às instituições de acolhimento, avança o site da Globo.
Nos centros, as aves têm sido vigiadas e alimentadas. Apesar disso, dificilmente irão voltar para o seu habitat natural. As associações ainda vão decidir o destino final destes pinguins.
O pinguim-Magalhães vive no Sul da América do Sul, na região da Patagónia que abarca o Sul do Chile e da Argentina. Este fenómeno, dos pinguins desviarem-se das rotas normais de migração, não é inédito. Os pinguins mais jovens perdem-se no meio do mar e acabam levados pelas correntes marítimas.
Data: 2012-07-09