MOÇAMBIQUE
Porto de Maputo pretende receber mais carga por ferrovia
As empresas Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Transnet Freight Rail da África do Sul, Swaziland Railway e a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo assinaram recentemente um memorando de entendimento que prevê a criação de um Centro de Operação Conjunto para permitir uma gestão eficiente dos diversos fluxos de carga e otimizar o sistema ferro-portuário no corredor de Maputo.
As empresas ferroviárias de Moçambique, África do Sul e Suazilândia e a Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo estão a definir medidas para melhorar a coordenação do material circulante nas respetivas linhas de caminho-de-ferro, avançou o matutino Notícias, de Maputo.
Segundo previsões do porto de Maputo, até 2016 a entidade portuária deverá estar a processar 40 milhões de toneladas por ano de carga diversa, contra os 12 milhões de toneladas estimados até finais do corrente ano.
Grande parte da carga movimentada de e para o porto de Maputo utiliza o modo rodoviário, devido à fraca capacidade de prestação dos caminhos-de-ferro, situação que se pretende alterar. Segundo a entidade portuária, é necessário aumentar a produtividade das linhas férreas e diminuir o congestionamento do acesso ao porto, onde diariamente chegam 600 camiões.
Data: 2012-08-29