MOXICO, ANGOLA
Comboio vai transportar 40 milhões de passageiros até 2015
Mais de 40 milhões de passageiros serão transportados a partir de 2015 entre as províncias do Moxico, Huambo, Bié, e Benguela, por onde atravessa o Caminho-de-Ferro de Benguela, CFB, anunciou o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
O governante fez esta afirmação na cerimónia de inauguração do comboio Kuito-Luena, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, acrescentando que no mesmo período serão transportados cerca de quatro milhões de toneladas de cargas diversas.
O ministro dos Transportes disse que desde a reconstrução dos Caminho-de-Ferro de Benguela, no princípio do ano transacto, foram reconstruídos e modernizados mil e 32 quilómetros de linha férrea, 48 pontes e igual número de estações.
“São obras que o Executivo angolano concretizou em pouco tempo para beneficiar o povo das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico e não só, visando o desenvolvimento socioeconómico do país e a melhoria do bem-estar dos angolanos”, sublinhou o ministro.
Informou que foram adquiridas 66 novas carruagens, 98 vagões, oito locomotivas, e edificado um centro de formação técnico - profissional para capacitar os funcionários do CFB.
Referiu que cerca de três mil e 500 trabalhadores angolanos trabalharam na sua edificação e que até 2015 serão criados dois mil e 500 novos postos de trabalho.
Data: 2012-08-29