MOÇAMBIQUE
Botswana escolhe portos da Beira e Maputo para exportação de carvão
Os portos moçambicanos são as infraestruturas escolhidas pelo Botsuana para o acesso ao Oceano Índico no seu comércio internacional. Este acordo foi celebrado ao abrigo de um memorando de entendimento assinado entre os dois países, noticia a Lusa.
Os portos utilizados para a exportação de carvão do Botsuana para o mercado asiático serão os portos da Beira, no centro, e Maputo, no sul, sendo estimado que a exploração das reservas de carvão daquele país atinja as 212 mil milhões de toneladas.
Este acordo vem na sequência de anteriores negócios com vários países do interior da África Austral que já utilizam os portos moçambicanos para acesso ao oceano Índico e desta forma fomentar o seu comércio com o exterior.
A cooperação no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que tanto o Botsuana como Moçambique fazem parte, ficou reforçada, referiu Dorcus Makgato-Malesu, ministra do Comércio e Indústria do Botsuana, que assinou o acordo com o homólogo moçambicano, Armando Inroga.
Data: 2012-09-11