MOÇAMBIQUE
Encomendada estratégia para o corredor do porto de Maputo
Segundo a página eletrónica sul-africana 'Engineering News', a organização 'Mercado Comum para a África Oriental e Austral' convidou as empresas de consultoria a manifestarem interesse na elaboração de uma estratégia para o corredor de carga do porto de Maputo.
A estratégia fará parte de uma abordagem coordenada centrada no desenvolvimento dos corredores de transporte e do porto de Maputo enquadrado num sistema integrado destinado a aumentar as trocas comerciais.
O convite às empresas de consultoria foi apresentado em nome do Mercado Comum para a África Austral pelo Programa de Acesso Regional de Moçambique (MRGP, na sigla em inglês), que é conjuntamente financiado pelo Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional em Moçambique e pelo escritório do mesmo organismo para a África Austral.
Este programa tem dois componentes, estando o relativo à parte nacional centrada na melhoria das infra-estruturas ao longo dos corredores da Beira e de Nacala através do fortalecimento da política de transportes e planeamento por parte do governo de Moçambique.
A segunda componente, de carácter regional, pretende assegurar que as melhorias introduzidas nos corredores de desenvolvimento traduzir-se-ão em benefícios comerciais para os países vizinhos de Moçambique sem acesso directo ao mar através da redução dos custos com transportes.
Data: 2012-09-19