CABO VERDE
Ligação marítima com o Brasil em actividade ainda este ano
A ligação marítima entre Cabo Verde e a cidade de Fortaleza, capital do estado brasileiro do Ceará, deverá entrar em funcionamento ainda este ano, segundo avançou a edição eletrónica do jornal brasileiro 'O Povo'.
O mesmo jornal adianta que Paulo André Holanda (na foto), presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que faz a gestão do porto de Mucuripe, seguirá para Cabo Verde dia 14 de novembro a fim de proceder aos ajustamentos finais para a abertura da nova rota comercial. Paulo Holanda adiantou que a rota estará a funcionar provavelmente antes de dezembro, depois de o acordo de cooperação entre a CDC e a Enapor, a empresa estatal de Cabo Verde que administra os portos do país ter sido assinado em janeiro passado e a parceria sido oficializada recentemente.
Nos termos do acordo Cabo Verde passará a ser um ponto de distribuição dos produtos do Ceará, permitindo a nova rota marítima reduzir para metade o tempo de navegação entre o estado e os continentes africano e europeu.
O papel da Companhia Docas do Ceará neste negócio será o de conceder tarifas portuárias diferenciadas e colaborar com as autoridades de Cabo Verde nos planos científico, técnico e formativo.
Data: 2012-10-29