CABO VERDE
Estudo revela possibilidade de capturas de 200 toneladas/ano de camarão-soldado
Os resultados finais de três campanhas de avaliação do camarão-soldado nos mares de Cabo Verde apontam para a possibilidade de capturas na ordem das 200 toneladas/ano, de acordo com um estudo apresentado no Mindelo.
O projecto é uma parceria do Instituto Canário das Ciências Marítimas e o Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP), no âmbito da cooperação transnacional, e visa quantificar as biomassas dos stocks de camarão-soldado a volta das ilhas de Cabo Verde e emitir recomendações para a sua gestão sustentável.
O estudo, hoje apresentado na ilha de São Vicente, indica que a região Boa Vista-Maio contribui com um volume próximo das 140 toneladas/ano de camarão-soldado, ao passo que a área entre as ilhas de São Vicente e São Nicolau tem possibilidades de captura até as 30 toneladas/ano.
O consultor canário, Jose Gonzalez, que apresentou o estudo, recomendou a fixação de quotas mensais de pesca, capazes de garantir a sustentabilidade do recurso, acompanhada por observadores científicos para estudar a resposta do recurso e para garantir a sua sustentabilidade.
Tido por recurso de “grande valor” económico, o quilograma de camarão soldado pode ser vendido a 15/20 euro.
Data: 2012-11-13