MOÇAMBIQUE
Lançado concurso público de 2 mil milhões de dólares para projecto ferro-portuário
Rosário Mualeia (na foto), presidente da estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique anunciou que o governo moçambicano vai lançar um concurso público internacional para um projeto ferroviário e portuário no montante de 2 mil milhões de dólares.
“O concurso público deverá ser lançado até ao final do ano, terá um valor de 2 mil milhões de dólares e visa resolver problemas logísticos relacionados com a necessidade de aumentar as exportações de carvão”, referiu Rosário Mualeia.
Este concurso público visa a construção de uma linha de caminho-de-ferro com 525 quilómetros desde a província de Tete até Macuse, na província da Zambézia, e de um porto com capacidade para processar 20 milhões de toneladas de carvão por ano.
Mualeia menciono igualmente que as obras de reconstrução da linha de caminho-de-ferro do Sena, a atual única ligação ferroviária entre Tete e a costa, ficarão prontas até ao final do ano, após o que ficará dotada de uma capacidade para transportar 6,5 milhões de toneladas por ano.
O presidente da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique salientou que os diversos projetos ferroviários e portuários que irão ser executados terão um custo global de 12 mil milhões de dólares, serão completados num prazo de cinco anos e aumentarão a capacidade exportadora do país para 120 milhões de toneladas de carvão por ano.
Rosário Mualeia anunciou por outro lado a constituição, em 2013, de um operador independente para gerir as diversas linhas de caminho-de-ferro embora o preçário e a política de acesso à rede serão definidos por um entidade reguladora estatal.
Data: 2012-11-25