MOÇAMBIQUE
Grupo cazaque ENRC vai construir ferrovia entre Tete e o porto de Nacala
O grupo mineiro ENRC, do Cazaquistão, vai construir uma linha de caminho-de-ferro para proceder ao escoamento de carvão da concessão em Tete para o porto de Nacala.
A informação foi avançada pelo diretor da ERNC Coal Africa, Paul Craven, que acrescentou que a construção da linha de caminho-de-ferro terá início no primeiro trimestre de 2014 a fim de entrar em funcionamento no final de 2015 ou início de 2016.
Paul Craven adiantou ainda que a linha terá uma capacidade inicial de transporte de 60 milhões de toneladas por ano, que poderá ser expandida para 100 milhões de toneladas em caso de necessidade.
O projeto anunciado pelo grupo ENRC será a segunda linha de caminho-de-ferro a ligar a província de Tete ao porto de Nacala, sendo a primeira do grupo brasileiro Vale que está a investir 4,4 mil milhões de dólares numa linha que passará pelo Malawi e na modernização e expansão do porto de Nacala.
Paul Craven não mencionou um valor para o custo de construção desta nova linha de caminho-de-ferro mas garantiu que será competitiva.
Data: 2012-11-25