BRASIL
Novo veículo não tripulado vai monitorar óleo e gás pelos céus
A Santos Lab está lançando um novo tipo de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) que pode auxiliar a indústria de óleo e gás a fazer o monitoramento aéreo de suas operações. O Orbis, como é chamado, é o primeiro VANT do mundo capaz de decolar na vertical e transicionar (realizar a transição entre o voo na vertical, como o de helicópteros, para o voo na horizontal, como o de aviões) sem sofrer quedas, o que permite seu uso tanto em plantas onshore, como refinarias e terminais, quanto em unidades offshore, como sondas de perfuração e plataformas de produção.
A aeronave, que é feita de fibra de carbono e pesa cerca de 1,5 kg, foi totalmente desenvolvida por brasileiros e será uma das principais inovações apresentadas durante a maior feira de defesa e segurança da América Latina (LAAD), que ocorre entre os dias 9 e 12 de abril no Riocentro (RJ).
O Orbis pode ser utilizado para o monitoramento de segurança em unidades industriais e urbanas, além de ser uma ferramenta de grande uso para realizar o monitoramento ambiental no setor offshore. Devido a seu pioneirismo, ele é capaz de decolar de uma plataforma e a ela retornar sem a necessidade de terceiros para o lançamento ou para o pouso. Serve ao monitoramento de campos de exploração e produção, à detecção de manchas de óleo, e a todo tipo de monitoramento aéreo desejável, inclusive noturno, já que pode vir com câmera infravermelha.
Data: 2013-04-07