TUDO INVESTIMENTO PRIVADO
Brasil terá mais 50 portos
O governo brasileiro autorizou a construção de 50 novos portos, todos privados e alguns deles fluviais, que se juntarão aos 52 já existentes (34 deles públicos). Os novos portos prometem tornar mais competitiva a logística do país, sendo que a autorização governamental surge em função da nova legislação dos portos aprovada há quase dois meses.
Com estes 50 novos portos, espera-se uma capacidade de escoamento de mercadorias de 105 milhões de toneladas por ano, num investimento total de 11 mil milhões de reais, tudo investimento privado.
Dilma Rousseff, presidente brasileira, mostra-se confiante de que estes investimentos contribuam para a modernização do sistema portuário do país, nomeadamente através da participação privada na gestão, sob supervisão permanente do Estado. "Hoje completamos a nova abertura dos portos brasileiros. Em vez de ser às nações amigas, é ao setor privado do país, porque precisamos de estruturas mais robustas no sistema portuário, de maior eficácia", referiu.
O governo brasileiro terá recebido 123 pedidos para construção de novos terminais, mas muitos deles foram rejeitados por falta de documentação ou problemas técnicos. Assim, dos 50 novos portos a construir, 27 estão localizados na região norte, três no nordeste e três nas hidrovias do centro e do oeste do Brasil. Além disso, cinco portos serão construídos na região sul e doze na região sudeste: quatro em São Paulo, sete no Rio de Janeiro e um em Espírito Santo.
Data: 2013-07-17