BRASIL
Sector Naval imparável
A condição positiva do sector está levando os estaleiros brasileiros a buscar excelência contínua de seus processos gerenciais. Nos últimos anos a indústria naval do estado do Rio de Janeiro impulsionou principalmente as atividades petroleiras, transformando-a num dos maiores polos de investimento do Estado.
Em 2012, cerca de R$2 bilhões teriam sido injetados no estado para a compra de materiais, equipamentos e serviços de fornecedores locais. Em junho desse ano a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) lançou, em todo o país, uma chamada pública destinada a apoiar projetos entre IPCTs (Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica) e empresas do setor de navipeças, navegação interior, cabotagem e longo curso. Os investimentos nos projetos totalizariam R$ 41 milhões destinados às novas tecnologias e equipamentos da indústria naval brasileira, provenientes do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Os investimentos almejariam tanto no aumento do índice de nacionalização das embarcações de produção brasileira, quanto o aumento da empregabilidade da área, os percentuais do primeiro trimestre já teriam pontuado um crescimento para mais de 14%, com base em levantamentos divulgados recentemente pela Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore). A empregabilidade do segmento no país representa o maior número da história da construção naval brasileira, foram mais de 70.000 trabalhadores no final de março deste ano, de acordo com os dados apontados pelo mesmo Sindicato.
Data: 2013-08-27