CABO VERDE
2014 com investimentos nas pescas
Cabo Verde prepara-se para concretizar em 2014 um conjunto de investimentos nas áreas do turismo, das energias renováveis, das tecnologias de informação e comunicação e das pescas.
Projetos nas áreas do turismo vão ser implementados nas ilhas do Sal, Boavista, Santiago e São Nicolau, informou José Duarte, o presidente da Cabo Verde Investimentos (CI), instituição pública que se ocupa da promoção e atração de investimento direto estrangeiro para o arquipélago.
Já na ilha de São Vicente vão ser implementados projetos nas áreas de processamento de pescado, capacidade de frio, bem como do Centro Internacional de Negócios (CIN), que vai contribuir para o surgimento de novas atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços.
O presidente da CI pondera, no entanto, que o atual panorama de crise económica internacional tem dificultado a mobilização de financiamentos. Junta-se a isso o fim do período de transição de Cabo Verde de País de Rendimento Baixo para País de Rendimento Médio.
Esta transição obriga à diversificação na procura de financiamento, pois acabaram-se as taxas preferenciais: "temos de ir ao mercado, de ir procurar investimentos e financiamentos e é aí que deve entrar a diplomacia económica".
Data: 2013-10-03