África do Sul quer intensificar parceria empresarial com Angola
A África do Sul pretende intensificar, nos próximos anos, a parceria empresarial com Angola, para aumentar o fluxo de investimentos entre as duas economias, disse, em Luanda, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola/África do Sul, Teddy de Almeida (na foto).
O dirigente empresarial garante que o contributo das empresas sul-africanas no desenvolvimento de Angola vai aumentar e salienta que a África do Sul tenciona também transferir competências para os cidadãos angolanos e reinvestir parte dos lucros no país.
"A proximidade geográfica entre os dois países tem facilitado o aumento das trocas comerciais. As empresas sul-africanas garantem emprego a milhares de angolanos, estão a participar activamente na reconstrução deste país e nos esforços de diversificação da economia angolana", segundo Teddy de Almeida.
Actualmente, os negócios entre os dois países estão avaliados em 440 bilhões de kwanzas. Angola vende para África do Sul petróleo e outros minerais, enquanto a África do Sul vende para Angola bens e serviços nas áreas de construção, produtos alimentares, bebidas, automóveis, alta maquinaria e derivados de petróleo.
Entre as empresas sul-africanas presentes em Angola destacam-se a Fibrex (produção de tubos), Frankipile Angola (construção civil), o Standard Bank Angola (banca), Hollard (vocacionada a seguros), Lancet e Ampath (ramo da Saúde), Angolata (fabrico de latas), Barloworld Equipamentos, supermercado Shoprite, DSTV Multichoice, Seacom (voltada às telecomunicações).
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2013-11-17