ANGOLA
Próxima meta passa por ligar as três linhas férreas
Passados trinta anos, foi restabelecida por completo a ligação ferroviária entre o litoral de Angola e a fronteira com a Zâmbia, depois da viagem experimental no último troço Luena-Luau.
A primeira viagem comercial na linha restabelecida está prevista para a primeira quinzena deste mês, assegurando a circulação de pessoas e bens entre o litoral de Angola e a República da Zâmbia.
Em declarações à imprensa angolana, o ministro dos Transportes Augusto Tomás referiu que brevemente ficam concluídos os programas para ligar Angola à República Democrática do Congo, à Zâmbia e à Namíbia, acrescentando que a próxima ação está virada para a ligação das três linhas férreas de Angola: Benguela, Moçâmedes e Luanda.
Augusto Tomás lembrou que neste processo de reabilitação e modernização do Caminho de Ferro de Benguela foram reabilitados 1.344 quilómetros do troço ferroviário do Lobito ao Luau, construídas 107 estações e 35 pontes, projeto orçado em 180 mil milhões de kuanzas (1,3 mil milhões de euros).
A ligação entre o porto de Lobito e a cidade do Luau significa mais do que os quase 1.344 quilómetros de linha férrea, tendo uma importância estratégica do ponto de vista político e económico: O restabelecimento do CFB até à fronteira vai voltar a conferir ao Porto do Lobito o seu estatuto de porta de entrada e saída de mercadorias e pessoas, não só do interior do país, mas também dos países vizinhos sem acesso ao mar.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2013-12-05