Angolanos e cabo-verdianos criam Câmara de Comércio
Empresários angolanos e cabo-verdianos vão criar, até ao final do ano, uma Câmara de Comércio com o objectivo de relançar a cooperação entre os dois países no domínio empresarial, anunciou o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Jorge Spencer Lima (na foto).
Esta iniciativa é um dos resultados da visita do Presidente Jorge Carlos Fonseca a Angola, a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo do Santos. Segundo o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento a delegação de dezenas de empresários que acompanhou o Chefe de Estado cabo-verdiano estabeleceu contactos com empresários angolanos, com os quais foram lançadas “sementes para futuras parcerias”.
O reforço da cooperação empresarial foi um dos propósitos da visita de Estado de dois dias que o Presidente de Cabo Verde efectuou a Angola, acompanhado por responsáveis da Bolsa de Valores e do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI).
O Presidente Jorge Carlos Fonseca, ao balancear a sua visita, anunciou a realização, a curto prazo, de uma reunião da Comissão Mista de Cooperação Angola-Cabo Verde.
O Chefe de Estado cabo-verdiano acrescentou que estão previstas para este mês visitas de governantes angolanos ao seu país e reafirmou a necessidade da diversificação da cooperação bilateral, já que “existem todas as condições para que a cooperação seja mais diversificada”. Jorge Carlos Fonseca assegurou também que o país tem total disponibilidade para receber investimento público e privado angolano, destacando o sector financeiro, dos transportes aéreos e marítimos, pescas e turismo como prioritários.
O Presidente cabo-verdiano lembrou que o seu país faz parte da Comunidade Económica de Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), um mercado de mais de 300 milhões de pessoas.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2013-11-14